É a única maneira confiável para determinar se existe perda de massa óssea, sendo fundamental para diagnosticar a osteoporose e demais doenças que atacam os ossos.
A densitometria óssea é um exame que mede a densidade de minerais dos ossos (DMO). Para saber se está tudo bem, os resultados são comparados com padrões de idade e sexo dos pacientes. Este exame não causa dor nem expõe o paciente a risco.
Sendo indicada para diagnosticar e tratar problemas nos ossos, a densitometria óssea, sem dúvidas tem sua principal aplicação na avaliação e tratamento da osteoporose.
Como essa doença ataca principalmente o fêmur, coluna, bacia (pelve) e punho essas são as áreas mais examinadas, o que não descarta a investigação de outras áreas, que podem ser solicitadas após exame clinico do seu médico.
A densitometria também é fundamental no diagnóstico e tratamento da osteopenia e outras condições.
Esse exame deve ser feito regularmente por:
- Mulheres acima de 65 anos;
- Homens acima de 70 anos.
Pacientes com fatores de risco
Orientações:
Preparo:
- Alimentar-se normalmente no dia do exame. Não tomar suplementos de cálcio pelo menos 48 horas antes do exame;
- Usar roupas confortáveis, sem zíper, fivelas ou botões de metal.
- Todos objetos de metal, óculos, joias ou vestimenta que contenha componentes de metal que possa interferir com o equipamento de raios-x devem ser removidos. Caso o paciente seja do sexo feminino, pode ser necessário vestir uma camisola;
- O paciente deve informar ao técnico ou ao médico se foi submetido a algum exame radiológico contrastado ou exame de Medicina Nuclear.