Cálculo renal

Cálculo renal

O cálculo renal, popularmente conhecido como pedra no rim, é considerado uma alteração comum, um distúrbio metabólico, pois atinge uma a cada oito pessoas. Existe 12% de chance de um indivíduo ter pedras no rim durante algum momento da vida. Esta alteração provoca dores terríveis, podendo ser comparada com a dor do parto, fraturas e até mesmo queimaduras.

Causada por formações endurecidas de cristais presentes na urina, que ficam dentro do trato urinário e acabam formando uma pedra, o cálculo renal acarreta um extremo desconforto. Pode estar presente nos rins, ureteres, bexiga e uretra, sendo melhor denominado de cálculo urinário.

Vale destacar que a melhor recomendação é procurar um médico para receber acompanhamento e tratamento especializado.

Causas

Dentre as principais causas estão:

  • Volume insuficiente de urina ou urina supersaturada de sais;

  • Distúrbios metabólicos do ácido úrico ou da glândula paratireoide;

  • Baixa ingestão de líquido;

  • Alterações anatômicas;

  • Obstrução das vias urinárias.

Sintomas

É muito importante estar atento aos sintomas que possam surgir. Sintomas como dores na região lombar, que podem ou não irradiar para a região das virilhas, alteração na coloração da urina, náuseas e vômitos, ardência para urinar e aumento do número de vezes que vai urinar, são sintomas que podem estar relacionados a cálculos renais.

Existem alguns pacientes que não apresentam sintomas, tornando difícil um diagnóstico exato ou a procura por um especialista.

Na maioria dos casos, a dor pode ser muito forte. Geralmente começa na região das costas, próximo à região lombar, e se espalha até o abdômen, podendo gerar cólicas, e quando aparecem as crises mais intensas, podem ser acompanhadas por náuseas e vômitos.

Diagnóstico

A melhor forma de diagnosticar o cálculo urinário é através de exames de imagem, sendo o exame mais utilizado a ultrassonografia.

O método com maior sensibilidade na detecção de cálculos é a  , por ser capaz de identificar os cálculos, além de sua localização, densidade e demonstrar presença de obstrução.

O ultrassom possui uma limitação para identificar cálculos impactados no meio dos ureteres, e alguns segmentos dos ureteres, que estão próximos de alças intestinais, prejudicando a avaliação.

Os exames de imagem são importantes, pois além de diagnosticar, também podem medir o tamanho do cálculo e sua localização, para a escolha da melhor opção de tratamento.

Como mensagem final, salientamos a importância de manter o organismo bem hidratado, com ingestão adequada de líquidos diariamente.

Vita.imagem oferece vários tipos de exames, incluindo a ultrassonografia, tomografia, raio-x, mamografia, ressonância magnética, densitometria e medicina nuclear.

 

VITA.IMAGEM
Unidade HMCC
Av. Gramado, 580 – Vila A
Foz do Iguaçu – PR

Unidade Hospital Unimed
Rua Martins Pena, 297 – Jd. Festugato
Foz do Iguaçu – PR

Unidade Centro
Trav. Vice-Cônsul Eduardo Ramón Bianchi, 46 – Centro
Foz do Iguaçu – PR

entral de atendimento:
WhatsApp: (45) 9 9984-0035
Telefone: (45) 3576-8500
Instagram: @vita.imagem
Facebook: @Vita.ImagemFoz

Compartilhe